terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como Minha Família Chegou em Mogi


Na década de 40, os mogianos assistiram à chegada de uma grande siderúrgica na cidade: a Mineração Geral do Brasil. Fruto do ambicioso projeto da família Jafet, que tinha um poderoso grupo econômico de São Paulo, a indústria marcou a fase moderna de progresso e desenvolvimento de Mogi, com influências nos campos social, cultural, econômico e político do município. Em 1942, a empresa empregava cerca de 800 pessoas, para as quais construiu 500 casas, dando origem à Vila Jafet, posteriormente chamada de Vila Industrial. Por esse motivo, as casas mantinham um padrão, tendo suas fachadas e arquiteturas iguais, que ainda podem ser percebidas nos dias atuais. No fim da década de 80, a companhia faliu e foi vendida. O prédio em ruínas foi implodido em 1998, para dar lugar a novas empresas, que fazem jus ao nome do bairro até hoje.


Em entrevista com minha mãe, ela explicou que um dos irmãos de minhã avó materna, portanto seu tio quando completou a idade adulta, resolver ir embora da cidade natal em conceição de vitória, distrito de São João Del Rei em Minas Gerais. Por mais de 15 anos esse Tio chamado Luiz, não procurou a família.Contudo, devido a insistência de sua esposa foi procurar seus irmãos.
Como a situação era muito difícil naquela época ,esse Tio gostou muito de minha mãe e pediu a permissão para levar sua sobrinha para  Mogi das Cruzes. E assim minha família chegou a Mogi das Cruzes especificamente na Vila Industrial, que tem esse nome em razão da Mineração Geral do Brasil uma grande siderúrgica que construiu essa Vila entorno da fábrica na qual o tio trabalhava.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário